sábado, 25 de agosto de 2012

África do Sul - Cidade do Cabo


Olá mochileiros! 

Nosso primeiro destino será a Cidade do Cabo. Ela é a segunda maior cidade da África do Sul e a capital da província do Cabo Ocidental, bem como a capital legislativa do país. É Considerada uma das seis cidades mais belas do planeta, segundo o "Guinness Book".




Pontos turísticos       

A Cidade do Cabo é famosa pelo seu porto natural, incluindo os marcos bem conhecidos, como a Tábua do Cabo (ou Montanha da Mesa) e a Baía da Mesa, sendo um dos mais populares destinos turísticos do Sul Africano. É o segundo maior núcleo urbano, financeiro e cultural do país, depois de Joanesburgo.
Primeiros fomos conhecer a Tábua do Cabo que é uma grande montanha de cume plano que domina a paisagem. É representada na bandeira, no escudo e nos documentos oficiais da cidade e faz parte de um parque nacional que leva seu nome.

                               A Tábua do Cabo e a Cidade do Cabo vistas a partir da praia de Bloubergstrand.

Visitamos esse ponto turístico por meio de teleféricos e também por caminhadas ecológicas com acompanhamento de guias no parque nacional que cerca o monumento. Esse passeio pode ser feito por qualquer turista.



O teleférico com a ilha Robben ao fundo.

Continuando nosso passeio visitamos Camps Bay, que é um subúrbio rico da Cidade do Cabo. No verão, atrai um grande número de visitantes estrangeiros, assim como os sul-africanos à procura de umas férias na praia. Ela é famosa por suas praias de areias brancas emolduradas por palmeiras e tem uma vida noturna da moda.

Camps Bay, visto da Table Mountain.

Para finalizar o post vou postar outras informações e dicas.

Compras: Um plano multimilionário transformou a região portuaria de Victoria & Alfred Waterfront, entre a Table Mountain e a Robben Island, num aglomerado de shoppings centers, mercados, teatros e restaurantes. Nas mesas com vista para o cais, você poderá experimentar comidas típicas durante shows de música ao vivo e espetáculos de artistas de rua.
Aproveite que o real vale mais que a moeda local, o rand, e vá as compras. Trás boas opções o Alfred Mall e o Victoria Wharf Shopping Centre, no coração do velho porto, com lojas, joalherias e cafés, e o The Waterfront Craft Market , um dos maiores mercados de artesanato da África do Sul, com artigos em cerâmica, couro, móveis, brinquedos educativos, vestuarios e arte em vidro.

Gastronomia: O que será mais difícil encontrar nessa cidade sul-africana será comida sul-africana. Sim, porque assim como em outros aspectos, na gastronomia também são evidentes as marcas dos colonizadores. Dessa forma, restaurantes típicos dificilmente são encontrados, em todo caso o mais recomendado é o The Africa Café, que serve mexilhões temperados com curry; tunisian briouat - deliciosos pastéis de massa phyllo recheados com cebola e batatas crocante e ethiopian iab - um dip de queijo coalho e ervas frescas.
A culinária na Península do Cabo, contudo, também oferece pratos malaios, que realçam o gosto da carne e do peixe misturando sabores doces e ácidos. Franceses deixaram de herança conservas e as técnicas de cultivo da uva na produção de vinhos. Enquanto que os ingleses, ao invés de chá, difundiram tortas e pudins quentes entre as sobremesas.

Informações geográficas: A área da Cidade do Cabo tem um agrádavel clima mediterrâneo com estações bem definidas. Os verões são quentes e secos, enquanto que os invernos são frios e úmidos. 
A pluviosidade é concentrada nos meses de inverno, entre maio e agosto. 
A melhor época para visitar a Cidade do Cabo são os meses mais quentes e menos chuvosos entre outubro e abril.





África


A África é o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e da América) com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados. É o segundo continente mais populoso da Terra (atrás da Ásia) com cerca de mil milhões de pessoas (estimativa para 2005), representando cerca de um sétimo da população do mundo, e 54 países independentes. O continente está separado da Europa pelo mar Mediterrâneo e liga-se à Ásia na sua extremidade nordeste pelo istmo de Suez. No entanto, ocupa uma única placa tectônica, ao contrário da Europa que partilha com a Ásia a Placa Euro-asiática.
É uma terra de inigualável esplendor e diversidade, desde trilhas de escaladas, balonismo e bungee jumping a rafting, surf e golfe, até locais considerados herança do mundo, tour pelos campos de batalhas ou observação de baleias ou um tour nas vinícolas.
A África não é simplesmente um destino de viagem qualquer, é uma experiência que permanecerá com o visitante por toda vida. Frequentemente descrita como um mundo em um continente , a África oferece ao visitante uma variedade de paisagens de tirar o fôlego, de deserto e florestas exuberantes a elevações montanhosas e vastas planícies desertas. Culturalmente tão diverso como as paisagens, muitos vistantes são atraídos para experimentar o milagre da pacífica derrubada do Apartheid. Outros são atraídos pelas infinitas praias douradas, safári fotográfico, mergulho ou turismo ecológico e a observação de pássaros.

Venham conhecer um pouco mais esse maravilhoso continente com a gente!

segunda-feira, 6 de agosto de 2012



Homenagem aos professores do CSFX  que está completando 50 anos, que com toda certeza são de grande importância nessa história!
A vocês, mestres, que são âncoras do nosso saber, norte que nos conduz ao aprendizado e nos direciona ao caminho do conhecimento. A vocês, que, com suas dores e problemas, sabem, com dedicação, doar-se ao exercício do professorado, tornando-se, também, nossos amigos. Saibam que estarão imortalizados em nossas vidas como educadores.
Mestres, somos frutos de seus conhecimentos, estes que foram passados ao longo de intermináveis períodos, árduos, mas proveitosos. Não se trata somente de conhecimentos técnicos, e, sim, também de sabedorias humanas. Diríamos que o mais sábio dos homens não é aquele que retém o conhecimento, mas, sim, aquele que forma discípulos capazes de, um dia, superar seu mestre. Agradecemos a Deus por terem entrado em nossos caminhos e nos tratarem com valor, transformando-nos futuramente em profissionais dignos, capazes de enfrentar qualquer dificuldade profissional honestamente. Ao longo da nossa caminhada, vocês nos mostram, a cada momento, compreensão, luta, paciência, inteligência e, acima de tudo, dedicação. Carregaremos na bagagem da vida o ensinamento eterno de vocês. Podem ter certeza de que são grandes e nobres, pois os seus ensinamentos lapidam e continuaram a lapidar nossos conhecimentos em cada momento de nossas vidas. Tudo isso se resumiria em uma simples frase de Isaac Newton, “se conseguimos ver mais longe hoje, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes”.
São muitas as vozes! Elas se misturam, mas sabemos identificar cada uma no seu tom, na sua sinceridade, na sua sabedoria. Vocês, mestres, com a magia do saber, conduzem-nos ao encontro do conhecimento. Transformam nossas curiosidades em experiências vividas, nas quais a busca pela perfeição é o incentivo maior para grandes conquistas.Ensinam-nos a aprender, a refletir, a pesquisar, a decidir e a interrogar... nos mostram um caminho que não tem fim. Dão-nos de presente o que ninguém jamais poderá nos roubar: o conhecimento. Aos mestres, o nosso carinho, gratidão e agradecimentos sinceros. Muito obrigado!

       A escola... nosso segundo lar, onde na maioria das vezes passamos a maior parte do nosso tempo, onde encontramos pessoas que farão parte da nossa vida para sempre.  Por isso, estamos aqui para agradecer e homenagear, esse grande lugar de educação que a cada ano que passa cresce cada vez mais em qualidade, e que nos prepara para um futuro melhor, para darmos a nossa contribuição na sociedade, o Colégio São Francisco Xavier.

      Nessa longa caminhada interminável, a aprendizagem, muitas pessoas contribuem conosco. Desde a cozinheira, no preparo da merenda, da faxineira, que com todo cuidado arruma a sala que utilizamos, os funcionários da secretaria, portaria, biblioteca, os professores e etc até a Direção do CSFX. O nosso muito obrigado para todos vocês que trabalham para a concretização futura dos nossos sonhos.    



     O CSFX além de ter uma enorme preocupação com a nossa educação, e com todas as forças lutam para que ela seja a de melhor qualidade possível, também se preocupam com a constituição de pessoas mais solidárias, humanas... fazendo projetos, campanhas e palestras com o intuito de nos mostrar o correto. "Errar como todo ser humano, mas de uma forma correta". Obrigado ao CSFX que efetivamente se preocupam com os passos que percorremos e como trilhamos nossos caminhos!               Que nos acolhem. Por isso, podemos ser considerados uma família, uma grande família. À família Colégio São Francisco Xavier, muito obrigado por tudo o que fizeram, fazem e continuam fazendo por todos nós, alunos! Todos fazendo parte dessa linda história de 50 anos. Parabéns! 

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Rubem Alves