Dubai é uma cidade de superlativos. Tudo é enorme, quase tudo é luxuoso. Mas é uma cidade de contrastes. Prédios enormes ao lado de mesquitas super tradicionais, árabes e estrangeiros convivendo de forma pacífica. Parece até inacreditável encontrar esse oásis de tranquilidade no meio de uma região cheia de conflitos como o Oriente Médio. Dubai não é tão cara como as pessoas imaginam. Existe uma Dubai para quase todos os bolsos. Por mais luxuosa que seja, existe até 1 hostel na cidade. A cidade se tornou um fenômeno porque literalmente abriu suas portas para o mundo. É extremamente segura e agora conta com um sistema de transporte público eficiente. É uma cidade super americanizada, cheia de shoppings, lojas de grifes internacionais e o melhor - é tax free. Isso mesmo, é livre de impostos.
Pontos Turísticos
O mais famoso atualmente é o prédio mais alto do mundo - o Burj. Se você planeja subir até o topo, compre o ingresso online antes pois é muito mais barato do que comprar na hora. Na frente do Burj, tem o Dubai Mall e tem um show noturno das águas. Vale muito a pena assistir esse show. É grátis.
Outro ponto super famoso é outro Burj, o Burj Al-Arab, o hotel em formato de vela.
Todos os shoppings são pontos turísticos. Destaque para o Mall of Emirates, shopping que abriga a famosa pista de ski, o WAFI, um shopping egípcio e o IBN Batuta Mall.
Dubai tem muitas praias e a do momento é a Nasimi Beach na região chamada The Palm - a região que tem as ilhas em formato de palmeira. Algumas praias são públicas e em outras é preciso pagar para entrar. Mas não são caras.
A vida noturna de Dubai é agitadíssima, mas como em qualquer país muçulmano, as bebidas alcoólicas são caras.
Vale a pena também visitar a única mesquita aberta a não-muçulmanos - a Jumeirah Mosque. O passeio dura 1 hora e você recebe explicações sobre a religião, os trajes típicos e a importância da Meca para os muçulmanos.
Deserto
O passeio chamado “desert safari” dura quatro horas e inclui um passeio num carro 4 x 4 no deserto. E, é com bastante emoção, praticamente um rally. Minha sugestão é que você não coma nada antes do passeio e tome um dramin. A vista do deserto é incrível e tudo é tão planejado, que você chega no melhor ponto do deserto exatamente quando o sol está se pondo. Simplesmente lindo! Depois, uma volta básica de camelo e bem-vinda ao mundo árabe! As empresas que fazem esse passeio montam um espaço com várias tendas para os turistas vivenciarem o mundo árabe. Você pode relaxar enquanto fuma um narguile, a famosa “shisha” ou fazer uma bela tatuagem de henna e logicamente vestir o traje árabe. Depois, o jantar típico é servido e começa o show de dança do ventre.
Para finalizar o post vou dar algumas informações importantes:
Informações geográficas
Clima: O clima no Dubai é um clima subtropical árido, que de um modo geral, apresenta altas temperaturas durante praticamente todo o ano e temperaturas extremamente altas no verão. As temperaturas em Dubai geralmente superam os 30 graus todos os dias. É devido a esta situação que o ar condicionado é uma exigência em qualquer local. As chuvas geralmente brilham pela sua ausência. No inverno, a média de temperaturas é estimada entre os 20 e os 25 graus. no entanto no verão, as mesmas têm por hábito exceder os 35 graus Celsius.
Gastronomia
Dubai, como toda metrópole, possui restaurantes típicos de diversos países do mundo. Por lá, você encontra facilmente uma cantina italiana, um fast-food norte-americano, um restaurante japonês e outros. Por enquanto, ainda não existe um estabelecimento que oferece a comida típica brasileira por lá. Mas cabe um desconto, pois é difícil encontrar a própria comida tradicional do local. Geralmente, a família dubaiense sai muito pouco para jantar e este deve ser um dos motivos para que haja poucos restaurantes com refeições típicas dos Emirados Árabes.
A comida árabe mais fácil de ser encontrada em Dubai é da culinária libanesa, que tem como destaque a esfiha, o beirute e o tabule, bastante conhecidos e difundidos em Dubai - e também aqui no Brasil. O emirado conta com bons restaurantes iranianos e indianos, que sempre atraem um grande público.
Se a comida típica do local no formato tradicional de refeição é difícil de encontrar, a opção pode ser procurar os souks e comprar os ingredientes de pratos locais e prepará-lo. Os próprios vendedores podem lhe informar como são feitas as delícias do local. Entretanto, os lanches dubaienses são mais fáceis de achar. Os cafés da região possuem cardápios de lanches feitos com produtos e carnes, como a do carneiro, típicas da culinária árabe. Só fique atento, pois a maioria destes locais não aceita cartões.
Curiosidades
- 80% dos habitantes de Dubai é constituída de estrangeiros.
- Dubai é visitada anualmente por 10 milhões de turistas. Só para comparação: no Brasil, esse número não passa de seis milhões.
- A melhor época para visitar Dubai é entre janeiro e fevereiro (normalmente entre 20/01 e 20/02), quando acontece o Dubai Shopping Festival. Toda a cidade-Estado entra em promoção, com descontos de até 75%.
- Se você odeia o calor, a melhor temporada para visitas ao Emirados Árabes é de outubro a março, quando as temperaturas máximas giram em torno de 26º C.
Por hoje é só, espero que tenham gostado, até a próxima viagem!