segunda-feira, 6 de agosto de 2012



Homenagem aos professores do CSFX  que está completando 50 anos, que com toda certeza são de grande importância nessa história!
A vocês, mestres, que são âncoras do nosso saber, norte que nos conduz ao aprendizado e nos direciona ao caminho do conhecimento. A vocês, que, com suas dores e problemas, sabem, com dedicação, doar-se ao exercício do professorado, tornando-se, também, nossos amigos. Saibam que estarão imortalizados em nossas vidas como educadores.
Mestres, somos frutos de seus conhecimentos, estes que foram passados ao longo de intermináveis períodos, árduos, mas proveitosos. Não se trata somente de conhecimentos técnicos, e, sim, também de sabedorias humanas. Diríamos que o mais sábio dos homens não é aquele que retém o conhecimento, mas, sim, aquele que forma discípulos capazes de, um dia, superar seu mestre. Agradecemos a Deus por terem entrado em nossos caminhos e nos tratarem com valor, transformando-nos futuramente em profissionais dignos, capazes de enfrentar qualquer dificuldade profissional honestamente. Ao longo da nossa caminhada, vocês nos mostram, a cada momento, compreensão, luta, paciência, inteligência e, acima de tudo, dedicação. Carregaremos na bagagem da vida o ensinamento eterno de vocês. Podem ter certeza de que são grandes e nobres, pois os seus ensinamentos lapidam e continuaram a lapidar nossos conhecimentos em cada momento de nossas vidas. Tudo isso se resumiria em uma simples frase de Isaac Newton, “se conseguimos ver mais longe hoje, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes”.
São muitas as vozes! Elas se misturam, mas sabemos identificar cada uma no seu tom, na sua sinceridade, na sua sabedoria. Vocês, mestres, com a magia do saber, conduzem-nos ao encontro do conhecimento. Transformam nossas curiosidades em experiências vividas, nas quais a busca pela perfeição é o incentivo maior para grandes conquistas.Ensinam-nos a aprender, a refletir, a pesquisar, a decidir e a interrogar... nos mostram um caminho que não tem fim. Dão-nos de presente o que ninguém jamais poderá nos roubar: o conhecimento. Aos mestres, o nosso carinho, gratidão e agradecimentos sinceros. Muito obrigado!

       A escola... nosso segundo lar, onde na maioria das vezes passamos a maior parte do nosso tempo, onde encontramos pessoas que farão parte da nossa vida para sempre.  Por isso, estamos aqui para agradecer e homenagear, esse grande lugar de educação que a cada ano que passa cresce cada vez mais em qualidade, e que nos prepara para um futuro melhor, para darmos a nossa contribuição na sociedade, o Colégio São Francisco Xavier.

      Nessa longa caminhada interminável, a aprendizagem, muitas pessoas contribuem conosco. Desde a cozinheira, no preparo da merenda, da faxineira, que com todo cuidado arruma a sala que utilizamos, os funcionários da secretaria, portaria, biblioteca, os professores e etc até a Direção do CSFX. O nosso muito obrigado para todos vocês que trabalham para a concretização futura dos nossos sonhos.    



     O CSFX além de ter uma enorme preocupação com a nossa educação, e com todas as forças lutam para que ela seja a de melhor qualidade possível, também se preocupam com a constituição de pessoas mais solidárias, humanas... fazendo projetos, campanhas e palestras com o intuito de nos mostrar o correto. "Errar como todo ser humano, mas de uma forma correta". Obrigado ao CSFX que efetivamente se preocupam com os passos que percorremos e como trilhamos nossos caminhos!               Que nos acolhem. Por isso, podemos ser considerados uma família, uma grande família. À família Colégio São Francisco Xavier, muito obrigado por tudo o que fizeram, fazem e continuam fazendo por todos nós, alunos! Todos fazendo parte dessa linda história de 50 anos. Parabéns! 

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Rubem Alves