Angola está localizada na Costa Ocidental de África (Região Austral). Faz fronteiras a Norte e Nordeste com a República Democrática do Congo e Congo Brazzaville, a Leste com a Zâmbia, a Sul com a Namíbia e a Oeste é banhada pelo Oceano Atlântico.
Tem uma superfície de 1.246.700 Km2, e está dividida em 18 províncias, sendo Luanda a sua capital. É o sétimo maior país de África pela sua superfície.Angola é também rica em belezas naturais que proprocionam paisagens espectaculares destacando-se as formações rochosas, várias quedas de água, com destaque para as de Kalandula (Malanje), lagoas e rios.


Cultura
A riqueza cultural de Angola manifesta-se em diferentes áreas. No artesanato, destaca-se a variedade de materiais utilizados. Através de estatuetas em madeira, instrumentos musicais, máscaras para danças rituais, objectos de uso comum, ricamente ornamentados, pinturas a óleo e areia, é comprovada a qualidade artística angolana, patente em museus, galerias de arte e feiras. Associado às festas tradicionais promovidas por etnias locais está também um grande valor cultural.
A música anuncia a riqueza artística de Angola, com os ritmos do kizomba, semba, rebita, cabetula e os novos estilos, como o zouk e kuduro, a animar as noites africanas. As danças tradicionais assumem, paralelamente, particular relevância, a par da gastronomia rica e variada. A literatura angolana tem origem no século XIX, com uma função marcadamente “intervencionista e panfletária de uma imprensa feita pelos nativos da terra” (Angola Digital). A literatura reflecte a riqueza cultural do país.
Angola tem várias culturas, unidas numa só nação, como garantiam as palavras de ordem dos tempos da “velha senhora”, entenda-se o partido único.
Assim, fazem parte da cultura de um povo entre outras, as seguintes actividades e manifestações: a música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, dança, arquitectura, invenções, pensamentos, formas de organização social e muito mais.
Gastronomia
A gastronomia angolana é muito influenciada pela Cozinha Portuguesa e pelos métodos culinários de Moçambique.
Atualmente, a Cozinha Angolana é famosa por combinar e misturar sabores e métodos de cozinhar brasileiros, portugueses e africanos.Os pratos mais famosos passam pela Muamba de Galinha, Kibeba e Ponde.
Turismo
Angola é sem dúvida um país abençoado pela natureza. É difícil saber qual a sua maior riqueza, entre o seu povo – com toda a sua riqueza cultural, as suas belezas ou riquezas naturais. Um povo amigável e hospitaleiro, uma variedade incrível de paisagens e uma cultura dinâmica e cativante fazem de Angola um país que vale a pena explorar. "Aos nossos rios, nossos lagos, Às nossas montanhas, às florestas Havemos de voltar" Em termos de turismo pode-se afirmar que Angola é um diamante em bruto, com um potencial enorme ainda por explorar. Senão vejamos: quantos países se podem orgulhar de reunir no seu território uma variedade tão grande de paisagens, climas… Praias lindíssimas, montes, florestas tropicais, o deserto do Namibe… Junte a tudo isto uma fauna e flora incrivelmente rica e terá um dos destinos turísticos mais promissores de África e do mundo. Ecoturismo, desportos radicais, safaris fotográficos e etnográficos são algumas das vertentes de turismo com sucesso quase garantido, uma vez que as principais condições já existem: quedas de água, rápidos, parques naturais, florestas tropicais, etc. |
Cascata de Huíla
Serra de Leba